Nos últimos anos, o cenário de venture capital na América Latina enfrentou desafios e ajustes. No entanto, apesar de um período de reconfiguração entre 2022 e 2023, o início de 2024 mostrou-se como um período de intensa atividade para o ecossistema de startups na região, trazendo sinais encorajadores.
No primeiro trimestre do ano, o investimento total captado na região aumentou 24% em relação ao ano anterior, alcançando US$ 1,4 bilhão, com um aumento de 34% nos tamanhos médios das rodadas.
Deste total, US$ 721 milhões vieram de equity funding, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior. O tamanho médio das rodadas também cresceu, registrando um aumento de 53%.
As fintechs responderam por aproximadamente 47% dos investimentos na região, enquanto setores emergentes como energia e telecomunicações experimentaram aumentos significativos.
Embora o Brasil lidere em número de rodadas e volume total captado, a Colômbia se destaca no ranking das principais captações via equity na região com as startups Simetrik, Bold e Addi, juntamente com a brasileira Conta Simples e a argentina Pomelo.