O Distrito, maior plataforma de inovação da América Latina, divulgou as 100 startups mais promissoras do ano, considerando critérios como nível de maturidade - considerando valores totais já captados, faturamento presumido, número de funcionários e seu crescimento - potencial de crescimento, fatores macroeconômicos, indicadores setoriais e dados qualitativos públicos.
Dessa lista, 20 startups lideram a corrida para atingir valor de mercado bilionário em 2024. O Brasil é líder na região com 12 startups - TRACTIAN, Órigo Energia, Mottu, CRMBonus, STARK BANK, QITECH, Blip, Petlove, Solfácil, Buser Brasil, CERC e Omie - seguido por México com 3, enquanto Argentina e Colômbia têm 2 cada, e o Chile contribui com 1.
Dessas aspirantes, as mais antigas são as brasileiras PetLove e Blip, fundadas ambas em 1999 e a mais nova é a argentina Pomelo que nasceu em 2021. Isso demonstra que principalmente pós crise tech as startups mais favoráveis a adquirirem o título de unicórnio precisam de tempo para atingir o status.
Os principais setores dessa lista são Fintech (7), Mobilidade (3), Foodtech, Energytech e Martech - ambas com 2 cada.