A história da tecnologia é permeada pelo trabalho de profissionais dedicados e apaixonados. Entre eles, inúmeras mulheres que impactam a indústria, moldam a tecnologia e provam que gênero e diversidade são ativos essenciais para a inovação.
Este artigo explora uma série de aspectos que destacam tanto os desafios enfrentados quanto às realizações notáveis alcançadas por mulheres em diversos setores da indústria de tecnologia.
A presença das mulheres no mundo da tecnologia é marcada por desafios e oportunidades únicas. Apenas 15% de todas as startups de tecnologia ao redor do mundo são fundadas por mulheres, demonstrando uma lacuna significativa na representação feminina no empreendedorismo tecnológico. No entanto, nos últimos 10 anos, testemunhamos um crescimento impressionante de 900% no número de unicórnios com pelo menos uma cofundadora, sinalizando um potencial promissor para a liderança feminina no setor. Apesar disso, o mercado de Venture Capital global ainda é amplamente dominado por homens, com startups fundadas exclusivamente por mulheres representando menos de 2% do total captado em 2023.
Além disso, as mulheres continuam a ser sub-representadas na força de trabalho das grandes empresas de tecnologia, com apenas 33% ocupando cargos de liderança. No entanto, há exemplos inspiradores, como o Facebook, que se destaca como a big tech com o maior número de mulheres em cargos de liderança.
Enquanto isso, das 20 cidades com o maior número de startups fundadas por mulheres, 35% estão localizadas nos Estados Unidos, com Chicago liderando o ranking em representação feminina no empreendedorismo tecnológico. No contexto latino-americano, São Paulo se destaca como a única cidade da região a figurar entre as líderes, ocupando o 18º lugar. Esses dados destacam a importância de promover uma cultura inclusiva e diversificada no mundo da tecnologia, onde todas as mulheres tenham a oportunidade de prosperar e inovar.
Top Female Founders
As estatísticas mostram que as fundadoras mulheres recebem menos investimento do que os homens, no entanto, muitas vezes superam eles nos negócios. Analisamos os dados do Crunchbase para descobrir quais mulheres levantam mais investimento para suas empresas, revelando as principais fundadoras mulheres ao redor do mundo.
No ranking das top 10, 50% são founders de Fintechs e 40% são da Ásia. Na lista, há apenas uma mulher na América Latina, a brasileir a Cristina Junqueira, co-founder do Nubank.
Com $22 bilhões, Lucy Peng, co-fundadora do Ant Group e Alibaba Group, lidera a lista. Peng lecionou economia por cinco anos antes de co-fundar o Alibaba com outras 18 pessoas em 99. Hoje, ela possui um patrimônio avaliado em mais de $1 bilhão.
Rebekah Neumann, que levantou $19,5 bilhões com a The We Company, ocupa o segundo lugar. Neumann estudou negócios com ênfase em budismo em Cornell e posteriormente cofundou a empresa focada em trabalhos temporários em 2010. Após o IPO da WeWork, ela deixou a empresa.
Em terceiro lugar está Tan Hooi Ling, que fundou a Grab, aplicativo de transporte concorrente da Uber nos mercados asiáticos, seguida pela australiana Kate Keenan, founder da fintech Judo Bank, e pela inglesa Victoria Lennep, founder da fintech Lendable. A brasileira Cristina Junqueira ocupa o sexto lugar, seguida pela Frances Kang, da WeLab, Sophie Kim, da Market Kurly, Ilise Lombardo, da biotech Arvelle Therapeutics e Milda Mitkute, founder da Vinted, primeiro unicórnio da Lituânia.
The World’s Most Powerful Women in Tech
Com base em dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência, a Forbes publicou seu ranking anual de The World 's Most Powerful Women in 2023, que reúne as 100 mulheres mais poderosas do ano.
No segmento de tecnologia, a publicação rankeia 10 mulheres, sendo 70% americanas e 30% asiáticas.
1. Ruth Porat
Considerada como a mulher mais poderosa do Vale do Silício, atuou como CFO da holding do Google, a Alphabet Inc., de 2015 até 2023. No meio de 2023, foi promovida a presidente e diretora de investimentos da companhia;
2. Safra Catz
Uma das CEOs mais bem pagas dos Estados Unidos e CEO da Oracle desde setembro de 2014, é conhecida por liderar a estratégia agressiva de aquisições da empresa, contribuindo para o fechamento de mais de 130 deals;
3. Amy Hoo
Primeira mulher a ocupar o cargo na empresa, é CFO desde 2013 e testemunhou a Microsoft se aproximando da Apple na corrida para se tornar a maior empresa de capital aberto em valor de mercado;
4. Gwynne Shotwell
Presidente e COO da SpaceX, é responsável pela gestão das operações da empresa de exploração espacial. Construiu o manifesto da família de veículos Falcon para mais de 70 lançamentos, representando mais de $10 bilhões em negócios;
5. Susan Li
Uma das CFOs mais jovens da indústria, assumiu o cargo em 2022 e lidera a equipe financeira e de facilities da companhia. Li guiou as finanças da Meta - com receitas de $116,61 bilhões em 2022 - enquanto a empresa se recuperava de um tumultuado período que incluiu a primeira queda anual nas receitas em relação ao ano anterior;
6. Lisa Su
Primeira mulher CEO no mercado de semicondutores, usou InteligênciaArtificial na fabricação de chips, ultrapassou a Intel Corporation e ficou bilionária. Desde que assumiu o cargo na AMD em 2014, as ações da empresa dispararam quase 30 vezes;
7. Judy Faulkner
Fundadora e CEO da Epic, uma das maiores empresas privadas de tecnologia em saúde do mundo, é reconhecida como uma das self-made bilionárias dos Estados Unidos;
8. Wang Laichun
Bilionária chinesa, presidente e co-fundadora da fabricante de eletrônicos Luxshare-TECH, foi listada como uma das self-made bilionárias mais jovens do mundo;
9. Roshni Nadar Malhotra
Primeira mulher a liderar uma empresa de TI listada na Índia, a filantropa bilionária indiana é CEO da HCLTech - empresa de tecnologia de $12 bilhões;
10. Sandy Ran Xu
Após atuar como CFO da gigante chinesa JD.COM por três anos, foi nomeada a CEO em maio de 2023. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo na companhia.
Brazil’s Overview
Apesar de avanços nos últimos anos, no Brasil, apenas 20% das startups são fundadas por mulheres e menos de 5% são fundadas exclusivamente por elas - um avanço de apenas 0,3% na última década.
A inclusão de mulheres na tecnologia é crucial para garantir a diversidade e a representatividade no setor, mas menos de 25% dos cargos das áreas de tecnologia no país são ocupados por mulheres - aumento de 60% em relação aos últimos 5 anos.
Quem está a frente desse movimento representando as mulheres neste setor?
Com base em premiações, impacto e esferas de influência nacional e global, selecionamos as 20 mulheres mais influentes da tecnologia no Brasil nos últimos anos.
O objetivo é destacar o protagonismo feminino em uma lista de mulheres que são referência em suas áreas. E mais do que líderes em seus segmentos, são exemplos que ajudam a transformar seus ambientes profissionais e a sociedade como um todo.
Ana Fontes - Eleita pela Forbes como uma das mulheres mais poderosas do país, é reconhecida internacionalmente pela sua plataforma Rede Mulher Empreendedora, que reúne mais de 1 milhão de mulheres.
Andréa Migliori - Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, liderança e inovação, é fundadora da Badaró Design & Tech e da premiada HRTech WorkHub. Também atua como mentora em programas de formação e aceleração de startups.
Auana Mattar - Reconhecida e premiada como mulher mais disruptiva em tecnologia pela WOMEN IN TECH ® Global Movement, a CIO da TIM Brasil participa ativamente de iniciativas de reconhecimento e incentivo à participação de mulheres no mercado de STEM, é mentora do MCIO Brasil e Mulheres Positivas.
Camila Fernandez Achutti- Referência mundial na luta por mais mulheres na tecnologia, é founder da premiada Mastertech e do Mulheres na Computação, iniciativa de inclusão das mulheres no cenário tech. Foi a primeira mulher da América Latina a receber o prêmio Women of Vision.
Camila Farani - Uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina (Bloomberg Linea), e Empreendedora do Ano 2022 (IstoÉ Dinheiro), é sócia fundadora da aceleradora de startups G2 Capital. Eleita Women in Tech Latam Awards 2022, na categoria Best Ally.
Cristina Junqueira - Eleita como a mais importante executiva de fintechs do mundo, a co-founder do Nubank é a primeira mulher entre founders de unicórnios no Brasil, e é peça chave da expansão do banco e da estreia da empresa na bolsa de NY. Em 2021, se tornou a segunda mulher mais rica do país, e é uma das poucas na lista brasileira a integrar o time de self-made bilionários.
Cynthia Zanoni - Founder da maior comunidade de mulheres na tecnologia da América Latina, WoMakersCode, que já impactou mais de 1 milhão de desenvolvedoras, é Global Cloud Advocate e líder do Comitê de Equidade de Gênero na Microsoft.
Daniela Binatti - Co-founder e CTO da fintech Pismo, único negócio que atingiu valor de unicórnio em 2023 no Brasil. Eleita Women in Technology – Tech/Service Provider pela Banking Tech Awards.
Fernanda Ribeiro - Co-founder e CEO da Conta Black, fintech focada em desburocratizar o acesso a serviços bancários para o público negro. Eleita pela Forbes como uma das 10 Mulheres de Sucesso, também é presidente da AfroBusiness Brasil, líder de diversidade da ABFintechs e embaixadora da Rede Ibero-Americana de Mulheres em Fintech.
Georgia Sanches - Founding team de duas empresas de crypto, General Manager da fintech Conduit e vencedora do prêmio Women in Tech LATAM 2023 na categoria Web3.
Gisele Lasserre - Founder e CEO da Tech Girls Brasil, franquia social voltada à empregabilidade de mulheres em vulnerabilidade social na carreira de programação de software com o reuso de computadores obsoletos e recuperados. Vencedora do Women in Tech LATAM 2023 na categoria Best Ally.
Ione de Almeida Coco - Conhecida por romper barreiras na TI, é presidente do grupo MCIO Brasil, que incentiva e capacita mulheres para se tornarem líderes em TI. É coautora do livro Por Trás da TI e ativista e defensora da equidade de gênero.
Jhenyffer Coutinho - Empreendedora premiada, co-founder e CEO da Plure , HRTech especialista em conectar empresas a mais de 250 mil mulheres diversas. Com objetivo de levar diversidade e inclusão como estratégia de negócio para mais empresas, visa empregar meio milhão de mulheres até 2030.
Lindalia Sofia - Primeira brasileira selecionada pela Nasa como líder mundial de inovação na Singularity University, CEO do Hacking.Rio e embaixadora oficial no Brasil do WOMEN IN TECH ® Global Movement. Listada como uma das mulheres de maior impacto da América Latina em 2022 (Bloomberg Linea) e como uma das 100 mulheres mais inovadoras do Brasil (Época Negócios) em 2023.
Lisiane Lemos - Eleita uma das pessoas mais influentes pela Forbes Under 30, já trabalhou no terceiro setor, morou na África, foi líder na Microsoft e no Google , fez parte de iniciativas para diversidade e inclusão, como o conselho consultivo do Fundo de Populações da ONU, e hoje é secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade no Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Maitê Lourenço - Founder da YA Ventures , fundo focado em startups com founders negros e mulheres periféricas, e da BlackRocks Startups, startup com o objetivo de promover acesso à população negra em ambientes altamente inovadores e tecnológicos. É Impact Leader do Pacto Global da ONU, Conselheira Consultiva do Conservation International e colunista na Forbes.
Manoela Ribas Mitchell - Co-founder e CEO da premiada Pipo Saúde, uma das principais healthtechs do país. Em 2021, sua startup recebeu R$100M de um fundo americano, um dos maiores montantes já levantados por uma startup liderada por uma mulher no Brasil.
Nina Silva - Com mais de 20 prêmios e nomeações nacionais e internacionais, foi eleita a Mulher Mais Disruptiva do Mundo pela Women ln Tech Global Awards. É CEO do Movimento Black Money, movimento que atua com inovação, empreendedorismo e educação financeira para a população negra.
Simone Lettieri D - Eleita como Global Leadership LATAM pela Women in Tech e TOP 5 da Lifetime Achievement, que homenageia mulheres que dedicam sua carreira à indústria de tecnologia, deixando um legado duradouro, é CDO da Meta.
Tania Cosentino - Atual presidente da Microsoft no Brasil, é uma das mulheres mais influentes no mundo dos negócios. É líder ativa dos programas HeForShee Women’s Empowerment Principles, da ONU Mulheres Brasil e do Pacto Global da ONU - Rede Brasil , foi premiada pela Women in Tech como Mulher Líder Global; e está entre as 500 pessoas mais influentes da América Latina.
Para fomentar a entrada de mulheres no ecossistema de inovação e tecnologia, ao longo dos últimos anos surgiram iniciativas para investir, capacitar, empoderar e apoiar mulheres.
Uma das principais comunidades de mulheres na tecnologia do mundo, objetiva reunir e impulsionar mulheres, promovendo crescimento profissional, e inspirando o aumento de mulheres no setor de tecnologia. Atualmente conta com 8 mil embaixadores globais, que representam 172 países.
Fundada po, a aceleradora para mães já capacitou mais de 50 mil mulheres desde 2016 e deseja conectar e empoderar aquelas que desejam entrar no ambiente de inovação e tecnologia.
As iniciativas andam lado a lado, como fundo de investimento focado em empreendimentos femininos e venture builder. A WE Impact, fundada por Lícia S. investiu mais de R$ 3 milhões no empreendedorismo feminino tecnológico, impactando mais de 200 mulheres por trás das 70 investidas que compõem o seu portfólio atual.
Idealizada por Regina Migliori , Carol Gilberti e Priscila Spadinger, a venture builder busca apoiar negócios protagonizados por mulheres ou que promovam valores femininos, contando com os homens como aliados.
Grupo de investidoras-anjo fundado por Flavia Mello, Erica Fridman Stul 🇮🇱 e Jaana Goeggel que estimula a troca e o aprendizado entre mulheres que buscam diversificar a carteira de investimentos e entender mais sobre o ecossistema de startups.
Primeira plataforma no Brasil criada por Jéssica Silva e Luana Ozemela para incentivar mulheres negras a se tornarem investidoras-anjo, servindo como ponte para conectá-las ao ecossistema de inovação.
Fundada por Francieli Balem, oferece acesso, orientação e suporte para que mulheres empreendedoras possam acelerar o crescimento e alcançar o sucesso de suas startups ou negócios nativamente digitais.