Quais os fatores indispensáveis para um processo de captação de recursos em um series A?
Elencamos e explicamos os seis principais componentes para esta fase de captação - timing, speaker, pitch deck, investidores, valuation e caixa.
1- OK BUT FIRST, TIMING!
Captação de recursos é uma das principais ferramentas para alavancar a trajetória de um negócio. Um fator crucial é decidir qual o melhor momento.
Insights sobre o cenário atual:
I. Maior cautela dos investidores;
II. Mercado ainda com liquidez - muitos fundos captados;
III. Nível de exigência maior em fundamentos (crescimento, margem bruta, consolidação do produto e bons contratos);
IV. Correção nos valuations e múltiplos de mercado.
2- A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA
O speaker
Independente da rodada de investimento, o speaker é extremamente relevante no processo de captação.
O primeiro funil de seleção pelos fundos de VC é feito com base em como a mensagem foi dita pelo empreendedor.
I. Postura diante dos investidores;
II. Energia e ambição do empreendedor;
III. Domínio da narrativa do negócio;
IV. Apresentação linear e coesa;
V. Clareza quanto aos objetivos da captação e vantagens competitivas no mercado de atuação.
3- A HISTÓRIA A SER CONTADA
O pitch deck
Não existe uma única forma de contar uma boa história, mas há 4 componentes que garantem um interesse maior dos investidores no momento da apresentação:
I. Product market fit - Demonstração de que o produto já foi testado, aprovado e consolidado em uma carteira de clientes;
II. T2D3 growth - Construção de tese de crescimento exponencial - triplicar o ARR de uma empresa nos dois primeiros anos e dobrar nos três anos seguintes;
III. ARR mínimo - Faturamento recorrente anual entre US $3-5 M;
IV. Use of proceeds - Resumo da aplicação do capital que será levantado. A prática geralmente consiste em mostrar a distribuição desses investimentos.
4- O JURI
Os investidores
Se apresentar diante de um júri que está procurando um perfil completamente diferente do seu representa falta de foco e preparo. É importante criar um screening de investidores filtrando:
I. Mercados em que o fundo está exposto;
II. Tamanho de cheque;
III. Geografias prioritárias;
IV. Liquidez para realizar novos investimentos;
V. Tipo de atuação e gestão pós-deal;
VI. Diluição proposta.
5- A REMUNERAÇÃO OFERECIDA
O Valuation
Cada projeto tem um contexto próprio e os valuations se movem bastante entre as transações. Em geral, observamos que o valuation post-money fica entre US$ 5-20 M, com diluição média em torno de 20-35% para os investidores.
I. Quão estratégico for o fundo para destravar o crescimento do negócio;
II - Quão disposto o empreendedor está para executar o deal;
III - Quanto a companhia conseguiu destravar de crescimento bootstrap.
6- NÃO DEPENDER DO TESTE DE AUDIÇÃO
O caixa da companhia
A palavra do momento é “caixa”. Com o recente arrefecimento dos deals de VC e dos múltiplos negociados quando comparado aos recordes de 2021, os fundos de VC estão com uma maior seletividade em projetos que tenham:
I - Consistência histórica;
II - Foco no crescimento orgânico da companhia;
III - Aumento da rentabilidade;
IV - Disposição em caixa para crescer sozinho.